Patrono Joaquim Moncks

O Patrono da II Semana Farroupilha, Joaquim Moncks, tem desempenhado um papel ativo nas atividades culturais e artísticas. Durante as apresentações das escolas municipais na tarde desta sexta-feira, dia 15 de setembro, ele convidou as crianças das séries iniciais para compartilhar um pouco da rica história da indumentária gaúcha e dos tropeiros que cruzavam nossa região, transportando o gado do Rio Grande do Sul para ser comercializado em São Paulo. Com sua profunda bagagem cultural, Moncks cativou a atenção de todos ao detalhar as viagens daquela época e as adversidades enfrentadas por nossos antepassados.

🐎 Ele exemplificou, por exemplo, como os tropeiros costumavam preservar a carne para sua alimentação durante as longas jornadas, usando um método rústico de salga, que consistia em curá-la no lombo dos burros, entre a cela e o couro do animal, a fim de evitar que estragasse. As crianças estavam completamente envolvidas na narrativa, ouvindo histórias que nunca tinham tido a oportunidade de conhecer antes.

🪗 No início da noite, Moncks participou da Tertúlia Livre, recitando uma poesia gaúcha, o que lhe rendeu calorosos aplausos de todos os presentes. Foi uma jornada memorável, na qual ele compartilhou sua paixão pela cultura gaúcha e enriqueceu as experiências das crianças e dos adultos que tiveram a honra de ouvi-lo.