Vigilância Sanitária e CASAN intensificam fiscalização contra ligações irregulares na Rede Seca

A Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Vigilância Sanitária e com o apoio da CASAN, está realizando fiscalizações para coibir ligações irregulares de esgoto na Rede Seca, sistema que está sendo implantado no município pela empresa Grimon, contratada pela CASAN.

A iniciativa partiu de uma solicitação da CASAN, representada pelo Chefe Operacional Maicon Dione Clarinda, devido a indícios de que moradores estariam conectando seus efluentes à Rede Seca antes da conclusão da obra.

Essa prática é extremamente prejudicial, pois a Rede Seca ainda não está operando como um sistema de esgoto completo. “O despejo irregular de resíduos pode ocasionar o transbordamento da rede, resultando na liberação de esgoto a céu aberto, comprometendo a saúde pública e causando danos ambientais”, alerta o chefe.

Os fiscais da Vigilância Sanitária, Fábio e Luís Felipe, reforçam que todas as ligações clandestinas identificadas durante as vistorias resultarão na abertura de processos administrativos sanitários, com possibilidade de aplicação de multas aos responsáveis. Além das penalidades legais, os moradores que realizarem essas conexões indevidas podem dificultar o avanço das obras e comprometer o funcionamento adequado do futuro sistema de esgotamento sanitário.

A CASAN e a Vigilância Sanitária alertam a população para que aguardem a conclusão do sistema antes de realizar qualquer tipo de ligação.