TERMO DE FOMENTO APAE PASSO DE TORRES E PLANO DE TRABALHO

TERMO DE FOMENTO

 

TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PASSO DE TORRES – APAE.

 

O MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES, inscrito no CNPJ sob o nº 95.782.793/0001-54, situado a Av. Beira Rio, nº 20, Bairro Centro, CEP 88.980-000, Passo de Torres/SC, neste ato devidamente representado pelo Prefeito Municipal, Sr. Valmir Augusto Rodrigues, brasileiro, casado, portador do RG n° 8025080089 SJS/II RS, inscrito no CPF sob o n° 383.115.500-34, residente e domiciliado nesse Município, no exercício de suas atribuições legais e regulamentares, doravante denominado Administração Pública e a Organização da Sociedade Civil ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS, situada a Rua Caxias do Sul, nº 162, Bairro Passargada, CEP 88.980-000, Passo de Torres/SC, neste ato devidamente representada pelo seu Presidente, Sr. Eduardo Maurer Gomes, brasileiro, casado, portador do RG n° 2012097347 SSP-RS, inscrito no CPF sob o n° 130.625.060-91, residente e domiciliado na Rua Amor Perfeito, nº 39, Praia Rosa do Mar, nesse Município, doravante denominada OSC, com fundamento na Lei Federal nº 13.019/2014, bem como nos princípios que regem a Administração Pública e demais normas pertinentes, celebram este TERMO DE FOMENTO, na forma e condições estabelecidas nas seguintes cláusulas:

 

1. DO OBJETO

1.1. O presente Termo de Fomento tem por objeto estabelecer as condições para a execução de atividades que promovam ações de interesse público e recíproco em regime de mútua cooperação, mediante transferência de recursos financeiros, com vistas ao atendimento de educação especial às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e deficiências associativas, promovendo a melhoria da qualidade de vida, integrando-os à vida comunitária e assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania.

 

2. DA TRANSFERÊNCIA FINANCEIRA

2.1. A Administração Pública repassará a OSC o valor de R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais), conforme cronograma de desembolso, constante no Plano de Trabalho anexo a este Termo de Fomento.

2.2. Para o exercício financeiro de 2021, fica estimado o repasse de R$ 74.000,00, correndo as despesas à conta da seguinte dotação orçamentária:

Dotação 08

Órgão: 03 – Secretaria de administração e finanças

Unidade: 01 Secretaria de Administração e finanças

Atividade 2.007 Manutenção de secretaria de administração e finanças

Modalidade de aplicação: 3.3.50.00.00.00.00.00.0100

2.3. Em caso de celebração de aditivos, deverão ser indicados nos mesmos, os créditos e empenhos para cobertura de cada parcela da despesa a ser transferida.

2.4. Na ocorrência de cancelamento de Restos a Pagar, o quantitativo poderá ser reduzido até a etapa que apresente funcionalidade, mediante aprovação prévia da Administração Pública.

 

3.           DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

3.1. Compete à Administração Pública:

I – Transferir os recursos à OSC de acordo com o Cronograma de Desembolso, em anexo, que faz parte integrante deste Termo de Fomento e no valor nele fixado;

II – Fiscalizar a execução do Termo de Fomento, o que não fará cessar ou diminuir a responsabilidade da OSC pelo perfeito cumprimento das obrigações estipuladas, nem por quais danos, inclusive quanto a terceiros, ou por irregularidades constatadas;

III – Comunicar formalmente à OSC qualquer irregularidade encontrada na execução das ações, fixando-lhe, quando não pactuado nesse Termo de Fomento prazo para corrigi-Ia;

IV – Receber, apurar e solucionar eventuais queixas e reclamações, cientificando a OSC para as devidas regularizações;

V – Constatadas quaisquer irregularidades no cumprimento do objeto desta Parceria, a Administração Pública poderá ordenar a suspensão dos serviços, sem prejuízo das penalidades a que se sujeita a OSC, e sem que esta tenha direito a qualquer indenização no caso daquelas não serem regularizadas dentro do prazo estabelecido no termo da notificação;

VI – Aplicar as penalidades regulamentadas neste Termo de Fomento;

VII – Fiscalizar periodicamente os contratos de trabalho que assegurem os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários dos trabalhadores e prestadores de serviços da OSC;

VIII – Apreciar a prestação de contas final apresentada, no prazo de até cento e cinquenta dias, contado da data de seu recebimento ou do cumprimento de diligência por ela determinada, prorrogável justificadamente por igual período; e

IX – Publicar, às suas expensas, o extrato deste Termo de Fomento na imprensa oficial do Município.

3.2. Compete à OSC:

I – Utilizar os valores recebidos de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela Administração Pública, observadas as disposições deste Termo de Fomento relativas à aplicação dos recursos;

II – Responder exclusivamente pelo pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relativos ao funcionamento da instituição e ao adimplemento deste Termo de Fomento, não se caracterizando responsabilidade solidária ou subsidiária da Administração Pública pelos respectivos pagamentos, nem qualquer oneração do objeto da parceria ou restrição à sua execução;

III – Prestar contas dos recursos recebidos nos termos da Lei Federal nº 13.019/2014, nos prazos estabelecidos neste instrumento;

IV – Indicar ao menos 1 (um) dirigente que se responsabilizará, de forma solidária, pela execução das atividades e cumprimento das metas pactuadas na parceria;

V – Executar as ações objeto desta parceria com qualidade, atendendo o público de modo gratuito, universal e igualitário;

VI – Manter em perfeitas condições de uso os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços e ações pactuadas, através da implantação de manutenção preventiva e corretiva predial e de todos os instrumentais e equipamentos;

VII – Responder, com exclusividade, pela capacidade e orientações técnicas de toda a mão de obra necessária à fiel e perfeita execução desse Termo de Fomento;

VIII – Manter contrato de trabalho que assegure direitos trabalhistas, sociais e previdenciários aos seus trabalhadores e prestadores de serviços;

IX – Responsabilizar-se, com os recursos provenientes do Termo de Fomento, pela indenização de dano causado ao público, decorrentes de ação ou omissão voluntária, ou de negligência, imperícia ou imprudência, praticados por seus empregados;

X – Responsabilizar-se por cobrança indevida feita ao público, por profissional empregado ou preposto, em razão da execução desse Termo de Fomento;

XI – Responsabilizar pelo espaço físico, equipamentos e mobiliários necessários ao desenvolvimento das ações objeto desta parceria;

XII – Disponibilizar documentos dos profissionais que compõe a equipe técnica, tais como: diplomas dos profissionais, registro junto aos respectivos conselhos e contrato de trabalho;

XIII – Garantir o livre acesso dos agentes públicos, em especial aos designados para a comissão de monitoramento e avaliação, ao gestor da parceria, do controle interno e do Tribunal de Contas relativamente aos processos, aos documentos e às informações referentes a este Termo de Fomento, bem como aos locais de execução do objeto;

XIV – Aplicar os recursos recebidos e eventuais saldos financeiros enquanto não utilizados, obrigatoriamente, em instituição financeira oficial indicada pela Administração Pública, assim como as receitas decorrentes, que serão obrigatoriamente computadas a crédito deste Termo de Fomento e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade, devendo constar de demonstrativo específico que integrará as prestações de contas; e

XV – Restituir à Administração Pública os recursos recebidos quando a prestação de contas for avaliada como irregular, depois de exaurida a fase recursal, se mantida a decisão, caso em que a OSC poderá solicitar autorização para que o ressarcimento ao erário seja promovido por meio de ações compensatórias de interesse público, mediante a apresentação de novo plano de trabalho, conforme o objeto descrito no neste Termo de Fomento e a área de atuação da organização, cuja mensuração econômica será feita a partir do plano de trabalho original, desde que não tenha havido dolo ou fraude e não seja o caso de restituição integral dos recursos;

XVI– a responsabilidade exclusiva pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos recebidos, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, de investimento e de pessoal.

3.2.1. Caso a OSC adquira equipamentos e materiais permanentes com recursos provenientes da celebração da parceria, estes permanecerão na sua titularidade ao término do prazo deste Termo de Fomento, obrigando-se a OSC agravá-lo com cláusula de inalienabilidade, devendo realizar a transferência da propriedade dos mesmos à Administração Pública, na hipótese de sua extinção.

 

4. DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

4.1. O Plano de Trabalho deverá ser executado com estrita observância das cláusulas pactuadas neste Termo de Fomento, sendo vedado:

I – pagar, a qualquer título, servidor ou empregado público com recursos vinculados à parceria;

II – modificar o objeto, exceto no caso de ampliação de metas, desde que seja previamente aprovada a adequação do plano de trabalho pela Administração Pública;

III – utilizar, ainda que em caráter emergencial, recursos para finalidade diversa da estabelecida no plano de trabalho;

IV – pagar despesa realizada em data anterior à vigência da parceria;

V – efetuar pagamento em data posterior à vigência da parceria, salvo quando o fato gerador da despesa tiver ocorrido durante sua vigência;

VI – realizar despesas com:

a) multas, juros ou correção monetária, inclusive referentes a pagamentos ou a recolhimentos fora dos prazos, salvo se decorrentes de atrasos da Administração Pública na liberação de recursos financeiros;

b) publicidade, salvo as previstas no plano de trabalho e diretamente vinculadas ao objeto da parceria, de caráter educativo, informativo ou de orientação social, das quais não constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal; e

c) pagamento de pessoal contratado pela OSC que não atendam às exigências do art. 46 da Lei Federal nº 13.019/2014.

4.2. Os recursos recebidos em decorrência da parceria deverão ser depositados em conta corrente específica na instituição financeira pública determinada pela Administração Pública.

4.3. Os rendimentos de ativos financeiros serão aplicados no objeto da parceria, estando sujeitos às mesmas condições de prestação de contas exigidas para os recursos transferidos.

4.4. Por ocasião da conclusão, denúncia, rescisão ou extinção da parceria, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos à Administração Pública no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, sob pena de imediata instauração de tomada de contas especial do responsável, providenciada pela autoridade competente da Administração Pública.

4.5. Toda a movimentação de recursos no âmbito da parceria será realizada mediante transferência eletrônica sujeita à identificação do beneficiário final e à obrigatoriedade de depósito em sua conta bancária.

4.6. Os pagamentos deverão ser realizados mediante crédito na conta bancária de titularidade dos fornecedores e prestadores de serviços, excedo se demonstrada a impossibilidade física de pagamento mediante transferência eletrônica, caso em que se admitirá a realização de pagamentos em espécie. 

 

5. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

5.1. A prestação de contas deverá ser efetuada nos seguintes prazos:

a) mensalmente, até o décimo dia útil do mês subsequente ao da transferência dos recursos pela Administração Pública;

b) durante o prazo de 10 (dez) anos, contado do dia útil subsequente ao da prestação de contas, a entidade deve manter em seu arquivo os documentos originais que compõem a prestação de contas.

5.2. A prestação de contas final dos recursos recebidos deverá ser apresentada com os seguintes relatórios:

I – Relatório de Execução do Objeto, assinado pelo seu representante legal, contendo as atividades desenvolvidas para o cumprimento do objeto e o comparativo de metas propostas com os resultados alcançados, a partir do cronograma acordado, anexando- se documentos de comprovação da realização das ações;

II – Relatório de Execução Financeira, assinado pelo seu representante legal, com a descrição das despesas e receitas efetivamente realizadas;

III – Original ou copias reprográficas dos comprovantes da despesa devidamente autenticadas em cartório ou por servidor da administração, devendo ser devolvidos os originais após autenticação das cópias;

IV – Extrato bancário de conta específica e/ou de aplicação financeira, no qual deverá estar evidenciado o ingresso e a saída dos recursos, devidamente acompanhado da Conciliação Bancária, quando for o caso;

V – Demonstrativo de Execução de Receita e Despesa, devidamente acompanhado dos comprovantes das despesas realizadas e assinado pelo dirigente e responsável financeiro da OSC;

VI – Comprovante, quando houver, de devolução de saldo remanescente em até 10 (dez) dias após o término da vigência deste Termo de Fomento;

VII – Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas pela OSC no exercício e das metas alcançadas.

5.3. No caso de prestação de contas parcial, os relatórios exigidos e os documentos referidos no item 5.2 deverão ser apresentados, exceto o relacionado no item VI.

 

6. DO PRAZO DE VIGÊNCIA

6.1. O presente Termo de Fomento vigorará a partir da data de sua assinatura até 31 de dezembro de 2021, podendo ser prorrogado mediante solicitação da Organização da Sociedade Civil, devidamente formalizada e justificada, a ser apresentada à Administração Pública em, no mínimo, trinta dias antes do término inicialmente previsto.

6.2. A prorrogação de ofício da vigência deste Termo de Fomento será feita pela Administração Pública quando ela der causa a atraso na liberação de recursos financeiros, limitada ao exato período do atraso verificado.

 

7. DAS ALTERAÇÕES

7.1. Este Termo de Fomento poderá ser alterado, exceto quanto ao seu objeto, mediante a celebração de Termos Aditivos, desde que acordados entre os parceiros e firmados antes do término de sua vigência.

7.2. O plano de trabalho da parceria poderá ser revisto para alteração de valores ou de metas, mediante termo aditivo ao plano de trabalho original.

 

8. DO ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

8.1. A Administração Pública promoverá o monitoramento e a avaliação do cumprimento do objeto da parceria, podendo valer-se do apoio técnico de terceiros, delegar competência ou firmar parcerias com órgãos ou entidades públicas.

8.2. A Administração Pública acompanhará a execução do objeto deste Termo de Fomento através de seu gestor, que tem por obrigações:

I – Acompanhar e fiscalizar a execução da parceria;

II – Informar ao seu superior hierárquico a existência de fatos que comprometam ou possam comprometer as atividades ou metas da parceria e de indícios de irregularidades na gestão dos recursos, bem como as providências adotadas ou que serão adotadas para sanar os problemas detectados;

III – Emitir parecer conclusivo de análise da prestação de contas mensal e final, com base no relatório técnico de monitoramento e avaliação de que trata o art. 59 da Lei Federal nº 13.019/2014;

IV – Disponibilizar materiais e equipamentos tecnológicos necessários às atividades de monitoramento e avaliação.

8.3. A execução também será acompanhada por Comissão de Monitoramento e Avaliação, especialmente designada.

8.4. A Administração Pública emitirá relatório técnico de monitoramento e avaliação da parceria e o submeterá à Comissão de Monitoramento e Avaliação designada, que o homologará, independentemente da obrigatoriedade de apresentação da prestação de contas pela OSC.

 8.5. O relatório técnico de monitoramento e avaliação da parceria, sem prejuízo de outros elementos, conterá:

I – descrição sumária das atividades e metas estabelecidas;

II – análise das atividades realizadas, do cumprimento das metas e do impacto do benefício social obtido em razão da execução do objeto até o período, com base nos indicadores estabelecidos e aprovados no plano de trabalho;

III – valores efetivamente transferidos pela Administração Pública;

IV – análise dos documentos comprobatórios das despesas apresentados pela OSC na prestação de contas, quando não for comprovado o alcance das metas e resultados estabelecidos neste Termo de Fomento.

VI – análise de eventuais auditorias realizadas pelos controles interno e externo, no âmbito da fiscalização preventiva, bem como de suas conclusões e das medidas que tomaram em decorrência dessas auditorias

8.6. No exercício de suas atribuições o gestor e os integrantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação poderão realizar visita in loco, da qual será emitido relatório.

8.7. Sem prejuízo da fiscalização pela Administração Pública e pelos órgãos de controle, a execução da parceria será acompanhada e fiscalizada pelo conselho de política pública correspondente.

8.8. Comprovada a paralisação ou ocorrência de fato relevante, que possa colocar em risco a execução do plano de trabalho, a Administração Pública tem a prerrogativa de assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, de forma a evitar sua descontinuidade.

 

9. DA RESCISÃO

9.1. É facultado aos parceiros rescindir este Termo de Fomento, devendo comunicar essa intenção no prazo mínimo de 60 (sessenta) dias de antecedência, sendo-lhes imputadas as responsabilidades das obrigações e creditados os benefícios no período em que este tenha vigido.

9.2. A Administração poderá rescindir unilateralmente este Termo de Fomento quando da constatação das seguintes situações:

I – Utilização dos recursos em desacordo com o Plano de Trabalho aprovado;

II – Retardamento injustificado na realização da execução do objeto deste Termo de Fomento;

III – Descumprimento de cláusula constante deste Termo de Fomento.

 

10. DA RESPONSABILIZAÇÃO E DAS SANÇÕES

10.1. O presente Termo de Fomento deverá ser executado fielmente pelos parceiros, de acordo com as cláusulas pactuadas e a legislação pertinente, respondendo cada um pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

10.2. Pela execução da parceria em desacordo com o plano de trabalho, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à OSC da sociedade civil as seguintes sanções:

I – advertência, nos seguintes casos:

a)      Em caso de não apresentação dentro do prazo estipulado da prestação de contas;

b)      Em caso de não cumprimento do objeto estipulado nesta parceria;

c)      Em caso de falta de promoção de campanhas financeiras de âmbito municipal, estadual e regional, com o fim de arrecadar fundos destinados ao financiamento das ações de atendimento à pessoa com deficiência, bem como, a realização das finalidades da OSC.

II – suspensão temporária da participação em chamamento público e impedimento de celebrar parceria ou contrato com órgãos e OSCs da esfera de governo da Administração Pública sancionadora, nos seguintes casos:

Por não cumprir o objeto deste termo, pelo prazo de seis meses.

Por não apresentar a prestação de contas, pelo prazo de doze meses.

Por não cumprir com as obrigações constantes neste termo, pelo prazo de dezoito meses.

Por não realizar ações sociais que destinem a arrecadação de fundos financeiros a OSC durante a vigência deste termo, pelo prazo de dois anos.

III – declaração de inidoneidade para participar de chamamento público ou celebrar parceria ou contrato com órgãos e OSCs de todas as esferas de governo, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a OSC ressarcir a Administração Pública pelos prejuízos resultantes e depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso II.

 

11. DO FORO E DA SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA DE CONFLITOS

11.1. O foro da Comarca de Santa Rosa do Sul/SC é o eleito pelos parceiros para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Termo de Fomento.

11.2. Antes de promover a ação judicial competente, as partes, obrigatoriamente, farão tratativas para prévia tentativa de solução administrativa. Referidas tratativas serão realizadas em reunião, com a participação da Procuradoria do Município, da qual será lavrada ata, ou por meio de documentos expressos, sobre os quais se manifestará a Procuradoria do Município.

 

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Faz parte integrante e indissociável deste Termo de Fomento o plano de trabalho anexo.

E, por estarem acordes, firmam os parceiros o presente Termo de Fomento, em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para todos os efeitos legais.

 

Município de Passo de Torres, 28 de maio de 2021.

 

 

________________________________________

MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

VALMIR AUGUSTO RODRIGUES

PREFEITO MUNICIPAL

 

 

________________________________________

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – OSC

EDUARDO MAURER GOMES

PRESIDENTE

 

 

 

 

 PLANO  DE TRABALHO

 

(De acordo com Arts. 14º e 78º do Dec. 127/2011 e Lei 13.019/2014)

 

 

 

1. DADOS CADASTRAIS

Proponente Associação dos  Pais e Amigos dos Excepcionais

CNPJ 07.458.485/0001-00

Endereço

 Rua Caxias do Sul

  

Bairro Passargada

 N. 162

Cidade

 Passo de Torres

 

CEP

88.980-000

DDD/tel.

48-35480637

Inscrição no CMAS

Conta Corrente: 7.000-9

Banco BB

Agência: 5369-4

Praça de pagamento São João do Sul

Nome do Responsável

Eduardo Maurer Gomes

CPF

 130.625.060-91

CI/ Órgão Exp.

2012097347 – SSP-II-DI/RS

Cargo

Presidente

Função

Presidente

 

Matrícula

Endereço

Rua Amor Perfeito, s/nº

 

 

Bairro

Bal. Rosa do

Mar

Cidade/CEP

Passo de Torres/SC

Fone

51-995964434

                   

 

 

 

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

OBJETO (Dec. 127/2011 – Art. 14º – I – descrição do objeto, de modo a permitir a identificação precisa do que se pretende realizar ou obter.) Manutenção do Centro de Atendimento Especializado Diego Dipe Anga.

 

 

 

FINALIDADE (Dec. 127/2011 – Art. 14º – I – descrição da finalidade, de modo a permitir a identificação precisa do que se pretende realizar ou obter.)

Aquisição de bens de custeio e serviços para atender as necessidades da instituição, e atendimento da finalidade e objetivos da entidade, afim de manter e melhorar o atendimento aos alunos da APAE.

 

 

 

JUSTIFICATIVA (Dec. 127/2011- Art. 14º – II – justificativa contendo a caracterização do interesse público em executar o objeto, evidenciando os benefícios sociais a serem obtidos.)  

A APAE oferece o atendimento ao público as pessoas com atraso no desenvolvimento global de 00 a 06 anos, Deficiência Intelectual e Múltipla e Transtorno do Espectro Autista, bem como suas famílias e a comunidade. Através da educação especializada, da assistência social e atendimento clinico especifico.

 

 

 

DESCRIÇÃO DA REALIDADE OBJETO DA PARCERIA devendo ser demonstrado o nexo entre essa realidade e as atividades ou projetos e metas a serem atingidas (Lei 13.019/2014 – Art. 22º – I, Redação dada pela Lei nº 13.204/2015). A parceria realizada entre a instituição e o estado é através do repasse financeiro efetuado o pagamento dos funcionários que fazem parte do quadro de profissionais que atendem aos objetivos da instituição.

 

 

DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS e de atividades ou projetos a serem executados (Lei 13.019/2014 – Art. 22º – II, Redação dada pela Lei nº 13.204/2015.) Manter e ampliar o atendimento regular dos alunos matriculados na instituição e atender a demanda externa (Alunos encaminhados pelo município), para avaliação e reabilitação quando for publico alvo desta Instituição.

 

A APAE de Passo de Torres conta hoje com 104 alunos matriculados, além serviço de avaliação e diagnóstico encaminhados via posto de saúde, sendo que mais de 70% destes recebem atendimentos de reabilitação.

A realidade nos atendimentos é da seguinte forma:

16 atendimentos semanal de fonoaudiologia; 40 atendimentos semanal de Psicologia (alunos e família);

24 atendimentos semanal de Terapia Ocupacional; 08 atendimentos mensal de Neurologia; 16 atendimentos semanal de fisioterapia. São atendimentos individualizados de 30 minutos cada, sendo ainda estendido orientações a família, visitas domiciliares e orientações a escolas regulares, além de projetos realizados em parceria com Secretaria da Saúde Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação. Estas atividades realizadas buscam efetivar o objetivo da Instituição que é promover diariamente atendimentos que buscam desenvolver as atividades psicomotoras de Pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla. 

FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ou dos projetos e de cumprimento das metas a eles atreladas (Lei 13.019/2014 – Art. 22º – III, Redação dada pela Lei nº 13.204/2015).

As atividades acontecem diariamente na APAE, nas turmas em sala de aula e nos atendimentos clínicos específicos que são desenvolvidos nas segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras

Os atendimentos são desenvolvidos com planejamento individualizado (padrão SUS), para cada paciente, contendo as atividades de cada área especifica com objetivos clínicos destacados.

Os atendimentos são de forma continua, sem interrupção de janeiro a janeiro devido contrato da Entidade com o SUS.

DEFINIÇÃO DOS PARAMETROS a serem utilizados para a aferição do cumprimento das metas (Lei 13.019/2014 – Art. 22º – IV, Redação dada pela Lei nº 13.204/2015).

Com os estudos de caso que são realizados bimestralmente com toda a Equipe Multidisciplinar consegue-se fazer uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido com os alunos, verificando se ouve evolução nos atendimentos clinico, educacional e social incluindo o alcance as famílias.  Com os resultados se traça novas estratégias para alcançar os objetivos e metas que são melhorar a cada dia a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Na área da alimentação se trabalha diariamente o Projeto alimentação saudável, dessa forma também são realizadas intervenções na área da saúde, assistência e educacional que são desenvolvidas diariamente nas salas de aula. Podendo sempre reavaliar os alimentos digeridos pelos alunos nos lanches oferecidos.

LOCAL OU REGIÃO DE EXECUÇÃO DO OBJETO: (Dec. 127/2011 – Art. 14º – III – local ou região de execução do objeto.) A instituição atende os residentes no município de Passo de Torres/SC.

Nas dependências da APAE; nas casas das famílias através de visitas domiciliares; nas escolas de Ensino Regular através de orientação quanto a inclusão e a aprendizagem, bem como palestras aos professores do município e várias ações desenvolvidas em parceria pelo programa prevenir desenvolvido por está instituição.

INDICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO, SOB OS ASPECTOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO: (Dec. 127/2011 – Art. 14º – III – indicação do público-alvo sob os aspectos quantitativo e qualitativo.)

O publico alvo são alunos com atraso do desenvolvimento global de 00 a 06 anos, Deficiência Intelectual e Múltipla e Transtorno do Espectro Autista, matriculados na APAE, bem como atendimento estendido as suas famílias. Através das avaliações diagnosticadas realizadas pela equipe multidisciplinar se faz os encaminhamentos necessários para cada área clinica educacional e social.

A APAE hoje tem 101 alunos matriculados em turmas: Estimulação Precoce:  42 alunos de 00 a 5 anos e 9 nove meses – 24 alunos; AEE: 06 a 17 anos: 29 alunos; SAE I, SAE II e SAE III: 06 alunos Serviço de Convivência, acima de 40 anos. 

INFORMAÇÕES RELATIVAS À CAPACIDADE TÉCNICA E OPERACIONAL DO PROPONENTE PARA A EXECUÇÃO DO OBJETO (Dec. 127/2011 – Art. 14º, VIII)

Recursos Humanos, além do trabalho voluntário da sua Diretoria Executiva, dos Conselhos de Administração e Fiscal, a equipe conta com o trabalho de:

01-  Psicóloga- (APAE)

01-  Fisioterapeuta- (APAE)

01-Fonoaudióloga – (APAE)

      01-Terapeuta Ocupacional. (APAE)

01    – Neurologista APAE)

01-  Merendeira (Cozinheira)- (APAE)

01 – Serviços Gerais (limpeza) (APAE)

01-  Contadora/Secretaria (diretoria) (APAE)

01-  Motorista – (Prefeitura Municipal)

01-  Diretora da Escola Especial (FCEE)

01 – Professora de Artes (FCEE)

01-  Professor de Educação Física (FCEE)

      08 – Professores (FCEE)

      01 – Coordenador Pedagógico (FCEE)

      

          Os professores do CAESP (centro de atendimento educacional especializado), mantido pelo APAE, são cedidos pela FCEE-Fundação Catarinense de Ensino Especial tem formação de nível superior em Pedagogia, Pedagogia em Educação Especial, Educação Física, Artes e Pós-graduação.

 

 

 

 

3. CRONOGRAMA FÍSICO (Dec. 127/2011 – Art. 14º – VI – Cronograma físico contendo a descrição das etapas e das tarefas e previsão de execução).                         

(Dec. 127/2011 – Art. 14º – VII – previsão de prazo para a execução do objeto e da data específica do evento, quando for o caso.)

Etapas

Descrição

Execução

Início

Término

 1

Custeio de bens e serviços para manutenção da entidade

05/2021

12/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. PLANO DE APLICAÇÃO (R$)

(Dec. 127/2011 – Art. 14º – IV – descrição dos bens a serem adquiridos e dos serviços a serem realizados e seus valores de acordo com o orçamento prévio.)

(Dec. 127/2011 – Art. 14º – X – estimativa dos recursos financeiros a serem repassados pelo concedente e a contrapartida prevista para o proponente, e:

(Dec. 127/2011 – Art. 14º – XI – menção de outros recursos públicos ou privados que irão financiar o objeto do convênio, se for o caso.)

(Dec. 127/2011 – Art. 14º – XII – despesas com encargos tributários incidentes sobre serviços, quando houver.)

(Dec. 127/2011 – Art. 14 – § 1º Ao serem incluídos dados relativos à prestação de serviços, especialmente os de assessoria, assistência, consultoria, capacitação e promoção de seminários e congêneres, devem ser detalhadas as horas técnicas de todos os profissionais envolvidos, discriminando a quantidade e o custo individual.)

 

Custeio (despesas correntes)

 

Especificação das despesas, de acordo com orçamentos prévios

Vlr. Unit.

Qtd.

Vlr. Total

Concedente

Outros Recursos

 

Custeio de bens e serviços para manutenção da entidade

 9.250,00

8

 74.000,00

74.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                      Total despesas de custeio

 74.000,00

 

 

 

Investimento (material permanente)

 

 Especificação das despesas, de acordo com orçamentos prévios

Vlr. Unit.

Qtd.

Vlr. Total

Concedente

Outros Recursos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                              Total despesas de investimento

 

 

 

Total Geral

74.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                             

 

 

 

5. EM CASO DE DOAÇÃO (Dec. 127/2011 – Art.14º – IX – Em caso de doação, identificar comnome, nº CPF ou CNPJ, endereço e telefone dos beneficiados, bem como o procedimento e os critérios que foram adotados para a seleção).

 

 

 

 

 

6. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$)

Concedente (21ªADR)

Meta

jan

fev

mar

abr

mai

jun

 

 

 

 

9.250,00

9.250,00

9.250,00

Meta

jul

ago

set

out

nov

dez 

 

9.250,00

9.250,00

9.250,00

9.250,00

9.250,00

9.250,00

Proponente (contrapartida)

Meta

jan

fev

mar

abr

mai

jun

 

 

 

 

 

 

 

Meta

jul

ago

set

out

nov

dez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. SOLICITAÇÃO

Na qualidade de dirigente representante legal do proponente, peço deferimento ao que ora é solicitado para fins de desenvolver a Proposta de Trabalho exposta acima.

  Passo de Torres, 10 de maio de 2021.

___________________________

Assinatura do Proponente

Eduardo Maurer Gomes

Presidente