Lobo Marinho encontrado na Bellatorres em Passo de Torres SC

Na manhã do dia 03 de agosto a SEMMA recebeu ligação informando que um lobo estava na beira da praia de Bellatorres, a equipe se deslocou até o local indicado e registrou fotos do animal e informou o ICMBIO sobre o caso.
Trata-se eu um lobo-marinho-de-sul – Arctocephalus australis – um mamífero que também pertence à família Otariidae, e possui distribuição geográfica no continente sul-americano desde o Rio de Janeiro, no Oceano Atlântico, até a Península de Paracas (Peru), no oceano Pacífico. Ocorre também nas Ilhas Malvinas. A população mundial dessa espécie é estimada entre 350.000 e 400.000 exemplares, sendo considerada de baixo risco de extinção. Este é o pinípede mais abundante no litoral do Rio Grande do Sul, podendo ser visto frequentemente nas praias descansando, principalmente pela proximidade da Ilha dos Lobos.
Algumas dicas caso você encontre algum animal marinho na praia:
– NÃO TENTEM RECOLHER ESSE ANIMAL – Além de serem responsabilizadas criminalmente, (Lei 9.605/98) estas pessoas ainda poderão estar transportando animais que podem transmitir vários tipos de doenças, tanto nós para eles como ele para nós, esse ano ainda tem mais o Novo Coronavírus. Só pode fazer esse recolhimento pessoal devidamente treinado e autorizado.
– NÃO SE APROXIME – além do risco de contaminação, temos o risco de sermos mordidos ou bicados, afinal são animais selvagens (mesmo achando eles muito bonitinhos), ou seja, não são animais domésticos, como cães e gatos.
– RESPEITE O ESPAÇO DELES – A praia é deles, muito mais deles do que nossa, então deixe eles descansarem na praia, pois é o que normalmente estão fazendo, DESCANSANDO. Tentar afugenta-los é extremamente errado.
– NÃO ALIMENTE – Não tente alimentar eles com qualquer tipo de alimento, caso o animal esteja debilitado somente pessoal capacitado poderá intervir na alimentação deles.
O QUE FAZER? – Ligue para o ICMBio 51 3664-4874, Polícia Ambiental de Torres 51 3626-4798, em Santa Catarina ligue 48 3529-0187 ou então para o Ceclimar em Imbé 51 3627-1309 que eles irão até o local verificar se este animal está machucado, com manchas de óleo ou debilitado (não responde estímulos). Diante destes dados é que providencias serão tomadas
 
SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Passo de Torres