Cinema Itinerante exibe filme sobre Passo de Torres

O departamento de Cultura de Passo de Torres promoveu três exibições do filme “Amortecimento”. O curta-metragem foi produzido por Roberson Rosa dos Santos, morador da cidade, e Marcelo. A obra foi realizada com apoio do Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, em Passo de Torres.

É uma obra de ficção que traz à tona aspectos da região de Torres (que inclui Passo de Torres) e que aborda a chamada História das Mentalidades. O filme faz uma reflexão sobre o pensamento coletivo durante a pandemia da COVID-19. A exibição contou ainda com a participação de Leonardo Silveira Maurer Gomes, também contemplado pelo edital, que desenvolveu um projeto de cinema itinerante e colaborou por meio de sua contrapartida social.

O filme foi exibido no dia 19 de novembro, como parte do Projeto de Educação Patrimonial, para os alunos e servidores da educação na EJA de Passo de Torres; no dia 30 de novembro, no Bar da Gringa, localizado próximo a Lagoa da Tapera, para a população local da Associação de Moradores da Tapera; e também no dia 5 de dezembro, quando a sessão foi direcionada para os educandos da Escola Vila Nova e demais públicos na Associação de Moradores da Rosa do Mar.

O diretor de Cultura de Passo de Torres, Jaime Batista, enfatizou que “mais recursos sejam eles municipais, estaduais ou federais, serão direcionados em várias áreas do setor cultural e que serão desenvolvidos em todo o território do município, incluindo áreas periféricas, como zona rural, comunidades com vulnerabilidade social, escolas, entre outras possibilidades”.