Passo de Torres conta com novo espaço para o Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Passo de Torres está funcionando em novo endereço, na Rua José Hespanhol. A obra, que já estava em andamento desde o início da gestão, foi suplementada e concluída pela administração municipal com recursos próprios e do Governo Federal.

O Cras é responsável pela organização e pela oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município.

No total são 171 metros quadrados de construção, em um terreno doado pela prefeitura, onde o espaço contempla área externa, recepção, sala multiuso, circulação, sala de atendimento familiar, sanitário PNE masculino, sanitário PNE feminino, área de serviço, almoxarifado, cozinha, sanitário masculino, sanitário feminino e sala de coordenação. O espaço foi cuidadosamente equipado com móveis de alta qualidade, adequados às necessidades das atividades desenvolvidas no local.

O valor investido na construção da sede do Centro de Referência de Assistência Social foi de R$ 689.184,91. Esse montante inclui os R$ 313.311,88 em recursos próprios do município, os R$ 255.538,37 em recursos federais, além dos R$ 60.506,36 destinados para a readequação do projeto e R$ 59.828,30 destinados para o reequilíbrio financeiro da obra.

Para o prefeito Valmir Rodrigues a conclusão das obras era um compromisso da gestão, pois quem ganha com isso é o município. Ele agradeceu ao Governo Federal pela parceria e destacou a importância do Cras para a população.

“O Cras é um equipamento fundamental para garantir os direitos e a cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade social. Aqui elas podem ter acesso a programas sociais, benefícios, orientações e acompanhamento psicossocial. É um espaço de acolhimento e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Estamos muito felizes em entregar esse prédio novo e moderno para a nossa comunidade”, disse o prefeito, Valmir Rodrigues.